Fim do mundo
sexta-feira, novembro 19, 2004
Contra o mundo
[Pra sempre]

Somos eu e você contra o mundo...

Estava pensando nisso nesse final de semana. Nessas coisas todas de sermos nós mesmos contra todos os outros que insistem em ver só o lado ruim. É difícil explicar sem entrar em detalhes, mas detalhes são... bem, são detalhes. Então vamos todos concordar que eles não se fazem necessários.

Um amigo saiu da casa dos pais e foi morar com a namorada. Eles dividem uma pequena casa, pagam as suas contas, limpam, passam, cozinham, tudo. Ela foi fundamental para que ele conseguisse o que queria. Desde pequeno extremamente indisciplinado, foi só quando foi morar com a menina que descobriu o que é estudar de verdade, o que é ser responsável, o que significa ser dono do seu próprio umbigo. Tem muita gente que não sabe nada disso, acredite. Foi ela quem lhe falou que ele tinha que estudar todo dia, foi ela quem lhe ensinou os benefícios de se ter uma determinada rotina de estudos, de trabalho, de vivência. Isso foi algo totalmente inédito pra ele e -- no caso dele -- era o que precisava ser feito para que ele conseguisse os seus objetivos. Nesse caso, para que ele passasse no exame da OAB (ordem dos advogados do brasil).

Tudo o que se comenta, no entanto, quando se fala no nome desse cara é o fato dele ter ido morar com a namorada sem estarem casados, sem herdeiros à vista, sem compromisso nenhum por essa conta. Eles se gostam e vivem juntos. Pronto. Fim de papo.

E isso é lindo!

Mas enxergar o que é lindo significa ser ingênuo no mundo de hoje. Escuto agora, nesse exato momento, por causa dessa frase, as vozes na minha cabeça: --"deixa de ser criança, Leandro"; --"você é muito ingênuo, Leandro; --"vê se cresce, Leandro"; --"você é muito inconseqüente, Leandro". Hum... depois de alguns anos escutando isso, enxergar o lado mais bonito das coisas começa a parecer uma péssima idéia.

Ver o lado bom, não significa descartar o que é ruim, nem o relevar, nem o evitar. Mas parece que vivemos numa cultura em que idolatrar o lado negativo significa sermos os mais espertos e os mais experientes. No entanto, essas mesmas pessoas que se acham as mais espertas do mundo, são as que sonham em mudar para o campo para se dedicarem à jardinagem ou algo parecido. Ora, o que é a jardinagem senão a construção do belo em função do belo? Então, se é assim, por que não começar agora a cultivar coisas boas? Por que senão você vai-se parecer ingênuo, despreparado e (como diz minha mãe) "deslumbrado com a vida"?

Não e não. Sei que o mundo e hoje não é um lugar bonito de se viver, sei o ser humano é habituado a matar para não morrer, sei que é preciso trabalhar duro e pra sempre pra se conseguir o que se quer, sei que a vida é dura e que pode ser muito, muito, muito longa se fizermos as escolhas erradas. Isso não me impede de escolher a forma como vou olhar para o mundo, nem a forma como vou me aproximar dele. Isso não vai me impedir de amar a mulher que eu amo.

As vozes voltam como um raio: --"não estamos te impedindo de fazer nada, só estamos te alertando que o que você está fazendo (seja lá o que for) está errado, que você não tem maturidade, capacidade (ou qualquer outra coisa terminada em "ade" que não conseguimos lembrar agora), para existir." Hum... depois de algum tempo escutando isso... vocês já sabem.

Tenho pensado fixamente nesse negócio de ver o lado bom há algum tempo. Talvez porque o lado bom seja algo tão raro ultimamente pra mim, que ao mesmo tempo ele se torna ainda mais importante.

Não estou reclamando, por favor.

Quando tudo corre às mil maravilhas, céu de brigadeiro sobre nós, ser otimista é fácil. Aí dá pra sorrir sempre. Estamos do lado bom da vida, quando a felicidade corre ao nosso encontro. Não tem a menor graça!

Bom é quando temos que correr atrás (do lucro, nunca do prejuízo), desviar das minas, roubar a bandeira do inimigo com faca nos dentes e camisa rasgada e suja de sangue e encharcada de suor. Aí sim é compensador. Aí sim é possível valorizar a manhã clara onde é possível enxergar pra sempre.

Abraços,
--Leandro

A quem interessar possa, a frase que abre esse post é de um pequeno verso que diz:

Somos eu e você contra o mundo
Péssimo lugar pra se estar!
Somos eu e você contra o mundo.
Único lugar pra onde eu gostaria de ir...

posted by Leandro @ 10:53 PM  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
é aqui onde começa.
About Me

Name: Leandro
Home: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
About Me: Nasci em Formiga-MG, moro em BH. Formado em publicidade e propaganda pela PUC-MG, mestrando em comunicação social.
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

Aqui é Leandro Damasceno, reportando da Terra. Está tudo em paz aqui, câmbio? Estou testando widgets, ok? Câmbio Final.

Links
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER

/