Fim do mundo
quinta-feira, novembro 17, 2005
Criando
Talvez seja apenas eu, mas escrever quadrinhos é uma coisa muito mais delicada do que parece. É preciso achar um meio termo entre o artista, a história que deve ser contada e o escritor. E existe algo de frustante -- dependendo, é claro, do jeito que vc encara a coisa -- em escrever descrevendo imagens. Imagens essas que, no final das contas, não serão geradas por você. Pelo menos nesse caso, já que não vou desenhar essa história.

Enquanto escrevo, me lembro sempre de um sujeito chamado David E. Kelly. Ele criou e escrevia o seriado Ally Mcbeal, do qual eu realmente não posso falar nada porque eu não assisti mais do que meio episódio. Mas lembro desse cara porque o vi durante um de seus discursos de agradecimento dizendo: "eu queria agradecer em especial os atores porque, afinal de contas, se não fosse por eles meu trabalho não seria nada além de palavras no papel". É exatamente a sensação que tenho. Exatamente! E ainda assim quadrinhos continuam a ser uma mídia distante anos luz, em termos de respeitabilidade, da TV.

No entanto, escrevo com uma grande vantagem que é saber quem vai desenhar essa história. Existe uma grande liberdade em saber quem será o seu artista, em conhecer suas limitações e preferências. É bem melhor do que escrever "cego", para um artista qualquer ou para, no futuro, talvez, alguém se interessar. Se você quer fazer qualquer coisa nessa vida, saiba quem será (ou serão) seu(s) parceiro(s). Conheça-o e esteja aberto para aprender com ele e para ensinar a ele, quando for necessário. Essa troca torna aquele aquilíbrio do qual falei lá em cima bem mais fácil de achar. Ainda é uma dureza, mas pelo menos assim você não está na trincheira sozinho.

Semana que vem tem mais?

Acho que sim.

Porcos ainda são péssimos companheiros de ringue.
Leandro
posted by Leandro @ 12:15 AM  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
é aqui onde começa.
About Me

Name: Leandro
Home: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
About Me: Nasci em Formiga-MG, moro em BH. Formado em publicidade e propaganda pela PUC-MG, mestrando em comunicação social.
See my complete profile
Previous Post
Archives
Shoutbox

Aqui é Leandro Damasceno, reportando da Terra. Está tudo em paz aqui, câmbio? Estou testando widgets, ok? Câmbio Final.

Links
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER

/